quarta-feira, 31 de março de 2010

Páscoa 2010 – Cuidado! Tem um Coelho querendo te assaltar!

Páscoa chegando, isso significa que a data em que as empresas chocolateiras mais ganham dinheiro no ano também chegou. Agora em 2010, segundo os fabricantes, os Ovos de Páscoa estão, em média, 9% mais caros do que ano passado.

Mais uma vez, segundo os fabricantes, o culpado é o açúcar. O preço do ingrediente, vital na fabricação, aumentou cerca de 67%. Já a justificativa dada pelo governo federal para o acréscimo é que o excesso de chuva no período de colheita da cana-de-açúcar, em 2009, levou ao atraso de quase 25% do volume colhido e, consequentemente, à situação de inflação.

Seja o açúcar culpado ou não pelo aumento no preço dos ovos de páscoa, veja abaixo uma comparação de preços entre os mais famosos ovos de páscoa em relação aos seus respectivos chocolates de origem. A diferença final dos preços é absurda! Nenhum dos ovos pesquisados tem um preço, no mínimo, 50% mais caro do que os tabletes/bombons originais. (chegando, em alguns casos, a absurdos 80% de diferença).

Não entendeu? É simples…


Por exemplo, um ovo da Nestlé, da marca Chockito, de apenas 240g, custa R$ 19,25. Porém, se você comprar 3 caixas de Chokito, de 96g cada, terá 288g de chocolate, ao preço de R$ 8,98. Ou seja, e ao se colocar isso na ponta do lápis, você terá, no final, mais chocolate por menos dinheiro, precisamente uma economia de 53,35%!

Em tempos de crise, grana curta e tudo mais, não compensa gastar dinheiro comprando Ovos de Páscoa, a não ser, claro, se você tiver filhos ou alguma outra obrigação do gênero, em respeito à “simbologia” da data.

Daí, meu caro, não tem jeito mesmo, é o negócio é meter a mão no bolso e pagar esses custos.

Texto e tabela retirados do site Coma com os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desculpe a necessidade de verificação de palavras. Mas dado o número absurdo de spam que recebo, fui obrigado a adotar essa prática chata.