Esse vídeo sensacional mostra o impacto da aviação no clima. Um simples avião dentro da Europa joga na atmosfera 400 quilos de gases responsáveis pelo efeito estufa para cada passageiro. É o peso de um urso polar, um dos animais mais afetados pelo derretimento dos polos provocados pelas mudanças climáticas.
O impacto da aviação é um problema porque não há consenso sobre qual país é responsável por um voo internacional. Se um avião da American Airlines sai do Brasil para o México, na conta de quem entram as emissões. Na do Brasil? Na do México? Ou na dos EUA, onde é sediada a empresa aérea? O Reino Unido, que tem metas ambiciosas fixadas em lei para redução nas emissões, é um dos principais hubs globais de aviação. E agora planeja ampliar o aeroporto de Heathrow, perto de Londres. Como o aumento na frequência de voos que fazem escala e conexão no país compromete a meta de reduzir as emissões? Essa é uma questão complicada.
Para piorar a situação, enquanto ninguém consegue reduzir as emissões da aviação, que só cresce com o movimento aéreo em franca expansão, o impacto das mudanças do clima vão afetar mais do que apenas ursos polares. As vítimas do derretimento dos polos seremos nós, humanos, quando o nível do mar subir e começar a afetar portos e cidades.
Chupado do site da Revista Época, que por sua vez copiou do Planetstupid.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desculpe a necessidade de verificação de palavras. Mas dado o número absurdo de spam que recebo, fui obrigado a adotar essa prática chata.